Linha 4 do Metrô de São Paulo
A maior obra de demolição controlada da América Latina.
O consórcio responsável pela obra de expansão do Metrô (Linha 4) de São Paulo optou por contratar um tipo diferenciado de demolição, a chamada demolição controlada. Segundo Josias de Oliveira, diretor comercial da empresa Eco Demolições, responsável pelo projeto, “por se tratar de uma demolição subterrânea, a demolição controlada foi a melhor escolha, pois uma tradicional colocaria em risco toda a estrutura acima da obra.”
A demolição controlada permite demolir uma área demarcada sem abalar as estruturas que estão em volta, ou acima, como é o caso do Metrô. O método, que ainda é uma novidade no Brasil, conta com o uso de ferramentas compostas por micropartículas de diamantes (diamantadas), que possuem grande capacidade de perfuração.
No caso do Metrô, houve grande preocupação com o meio ambiente. Por isso, a empresa
Eco Demolições, contratada pelo consórcio, possui um procedimento inovador, explica Valmir Sabino, diretor técnico. “‘Primar pela excelência em todos os serviços, tendo como foco principal a preservação do meio ambiente é um dos valores que compõem a missão da Eco Demolições.”
“A empresa foi criada fundamentada nos quatro R’s da reciclagem: reduzir, reutilizar, reciclar e recuperar. Portanto, sempre que possível, os materiais são reaproveitados ou encaminhados para empresas que podem reciclá-los”
O avanço da tecnologia associado à consciência ambiental mostra que é possível realizar grandes obras sem desrespeitar o meio ambiente, a exemplo da expansão do Metrô.
Publicado em: 19/08/2017
Gostou? compartilhe!